sexta-feira, 11 de março de 2011

CARNAVAL: EVOLUÇÃO OU DECADÊNCIA

Leia com atenção o texto da repórter Rachel Sheherazade sobre o carnaval, a maior festa popular do planeta. 
"Oh! Abre alas que quero passar."

Esperando a quarta-feira de Cinzas


Aquarela Sonia Madruga www.flickr.com/photos/soniamadruga/4137377400

Rachel Sheherazade
Hoje é quarta-feira de fogo, mas eu não vejo a hora de chegar a quarta-feira de cinzas.
Não, não é que eu seja inimiga do carnaval. Inclusive já brinquei muito: em clubes, nas prévias, nos blocos…. fui até à Olinda em plena terça-feira de carnaval… Portanto, vou falar com conhecimento de causa.
E, como um véu que se descortina, como uma máscara que cai, gostaria de revelar algumas verdades que encontrei por trás da fantasia do carnaval.
A primeira delas: o brasileiro adora carnaval.
Não acredito. Na paraíba, por exemplo, o maior bloco de arrasto disse ter registrado cerca de 400 mil foliões no desfile do ano passado. Mas, a população paraibana conta com mais de 3 milhões e 600 mil cidadãos.
Portanto, a maioria da povo não foi para a rua ou por que não gosta de carnaval ou por que não se reconhece mais nessa festa dita popular.
Segunda falsa verdade: o carnaval é uma festa genuinamente brasileira.
Não, não é. O carnaval, tal como o conhecemos, surgiu na Europa, durante a era vitoriana, e se espalhou pelo mundo afora, adaptando-se a outras culturas.
Quarta falsa verdade: É uma festa popular.
Balela! O carnaval virou negócio – dos ricos. Que o digam os camarotes VIP, as festas privadas e os abadás caríssimos, chamados “passaportes da alegria”.
E quem não tem dinheiro para comprar aquele roupinha colorida não tem, também, o direito de ser feliz??? Tem não.
E aqui, na Paraíba, onde se comemoram as prévias não é muito diferente. A maioria dos blocos vive às custas do poder público e nenhuma atração sobe em um trio elétrico para divertir o povo só por ser, o carnaval, uma festa democrática.
Milhões de reais são pagos a artistas da terra e fora dela para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa.
Muitas coisas, hoje, me revoltam no carnaval.
Uma delas é ouvir a boa música ser calada à força por “hits” do momento como o “Melô da Mulher Maravilha”, e similares que eu nem ouso citar.
Fico indignada quando vejo a quantidade de ambulâncias disponibilizadas num desfile de carnaval para atender aos bêbados de plantão e valentões que se metem em brigas e quebra quebra.
Onde estão essas mesmas ambulâncias quando uma mãe de família precisa socorrer um filho doente? Quando um trabalhador está infartando? Quando um idoso no interior precisa se deslocar de cidade para se submeter a um exame?
Me revolto em ver que os policiais estão em peso nas festas para garantir a ordem durante o carnaval, e, no dia a dia, falta segurança para o cidadão de bem exercitar o direito de ir e vir.
Mas o carnaval é uma festa maravilhosa! Dizem até que faz girar a economia. Que os pequenos comerciantes conseguem vender suas latinhas, seu churrasquinho….
Se esses pais de família dependessem do carnaval para vender e viver, passariam o resto do ano à míngua.
Carnaval só dá lucro para donos de cervejaria, para proprietários de trios elétricos e uns poucos artistas baianos. No mais, é só prejuízo.
Alguém já parou para calcular o quanto o estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por foliões embriagados? Quantos milhões são pagos em indenizações por morte ou invalidez decorrentes desses acidentes?
Quanto o poder público desembolsa com os procedimentos de curetagem que muitas jovens se submetem depois de um carnaval sem proteção que gerou uma gravidez indesejada?
Isso sem falar na quantidade de DST’s que são transmitidas durante a festa em que tudo é permitido!
Eu até acho que o carnaval já foi bom… Mas, isso foi nos tempos de outrora.

Agora, faça um breve comentário concordando ou não com  a opinião da repórter. Não esqueça de justificar o seu posicionamento sobre o artigo.

49 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sim, o carnaval tem seus defeitos, eu concordo, porque quem não gosta de carnaval tem sim suas criticas. Mas discordo plena mente da abordagem que ela fez e principalmente da generalização feita, colocando todos os carnavais em um só grupo.Ela diz que tem o conhecimento da causa porque já pulou carnaval, e acaba generalizado todos os carnavais do Brasil em um só, porque afinal de conta o Brasil tem varios carnavais.

    Marcos Adriano 2ºC :D

    ResponderExcluir
  3. O carnaval pode ter mudado sim,não pode so ter pontos positivos mais quem sabe curti o carnaval pode ter pontos positivos sim.é fato que o carnaval de antes nao é como hoje,por isso acho que teve uma evolução grande. mais nenhum carnaval de antes é como o que temos hoje em dia.

    Pérola Dulce. 2 ano C.

    ResponderExcluir
  4. O carnaval atualmente esta de acordo com a reportagem citada acima , a violência cada vez mais aumenta , virou uma bela decadência em certos pontos de vista. Deveríamos conservar uma festa "popular" onde várias pessoas estão utilizando-se como um comércio, onde as pessoas de classes baixas não estão sendo inclusos nessa festa maravilhosa.

    Naiade Santana, 2º C

    ResponderExcluir
  5. Concordo compltamente com a opinião da autora,para muitos o carnaval e so diversão nao atetentão para a realidade da vida das consequÊncia que são existente durante e depois do carnaval.Carnaval tem seus lados positivos e
    negativos.Seu lado possitivo: Onde pessoas ultiliza seu comercio para sua sobrevivÊncia. Seu lado negativo: Onde as pessoas esquece que foi para uma diversão e acabam bringando.Todos que curtem o carnaval tem que se consentizar que carnaval e bom mas tem seus lados negativos


    JOELMA 1ºD

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. eu concordo com a autora,porque os policiais so estao na rua em epoca de carnaval mais quando um cidadao precisa de seguranca muitas vezes nao encontram,muitas vezes quando tem uma pessoas doente precisando de socorro, a ambolancia demora horas para vim socorrer,e o dinheiro que gastam com essas festas poderia ajudar oas mais podres, da uma cesta basica qualque coisa ja era uma ajuda.Gastam dinheiro com festa onde o q mais acontece e violencia,entao pra mim nao vale a pena envestir em uma diversao que acabam em
    tragedia.

    ALUNA:BIANCA PEREIRA LOPES 1° C TURNO:VESPERTINO

    ResponderExcluir
  9. Gostei da critica dela pelo ponto de vista dela ta certo,porque a violençia entre o carnaval vei crescendo a cada ano.Mas o carnaval ainda a e bom tem muita gente que só vai pra beija na boca,diverti-se com sua familia ,amigos ,namorada(o). Na minha opinião nada e perfeito o carnaval e bom mas tem seus grandes defeitos.


    João lucas 2°c vespertino

    ResponderExcluir
  10. concordo com a autora,pois milhares de policiais e ambulâncias estão disponiveis para os embreagados em época de carnaval,mas pórem quando um idoso mora no interior prescisa vir faser izames ñ tem ambulâncias disponiveis,digo isso porque meu avô passou por isso,meu pai ligou pedindo uma ambulâmcia para meu avô voutar para o interior e ñ tinha ambulâncias disponiveis,ele ligou no maximo umas 7 vezes pedindo uma ambulância e a mesma só foi mandada as 10h do dia seguinte,e um dia depois de chegar no interior meu avô falesseu.
    ass:Rosimeire Barreto 1ºD

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo. Porque hoje em dia, sempre quando chega a época de carnaval os brasileiros gastam tanto so para sair em um camarote, que ganha a nossa custa. Hoje eu posso dizer que tem tantos blocos vips que ganham fortunas porque os brasileiros so querem curtição. para todos vê, tem mais 400 mil fuliões no carnaval pulando atras do trio. A autora falou uma coisa que gostei, que carnaval so da lucro para dono de cervejaria, proprietário de trios elétricos e poucos artistas baianos. As brigas, os assidentes so trazem prejuízo para a sociedade por causa de fuliões embriagados. para falar a verdade não gosto do carnaval pois é uma data comemorativa violenta, os brasileiros não sabem curtir direito.

    aluno Jucivan Souza Santos
    1°c vespertino

    use camisinha, previna-se!

    ResponderExcluir
  12. Cada um tem o direito de se expressar , acho que em parte a crítica da repórter esta correta mas não podemos generalizar , o carnaval tem seus aspectos positivos e negativos . O carnaval movimenta a economia do país e todos os anos o carnaval atrai turistas de todo o Brasil inclusive de outros países, porém nada é perfeito tem a parte negativa do carnaval a violência é uma delas, bebedeiras dos foliões que acaba ocasionando acidentes e emfim quando termina a festa a cidade se alastra de lixo.
    Acho que o carnaval é a evolução e a decadência em si.

    ResponderExcluir
  13. bom concordo quando diz que,o carnaval tem seus pontos positivos,mas nos dias de hoje, são mas negativos.No meu critério o carnaval é bom para quem vai com a intenção de curtir, e não de bagunçar e brigar.

    Monique lopes 2 c

    ResponderExcluir
  14. Como já foi dito pelos meus colegas,concordo com a reportagem.Por quer o carnaval já foi carnaval antigamente,agora é uma decadência cultural.Logicamente teve os seus pontos positivos como a evolução dos trios elétricos e várias coisa que aconteceram para a melhorara da festa,porém ouve tanta evolução que acabou se tornando uma mera decadência!O carnaval de agora só se ver as violências,doenças,mortes e muitos desrespeitos com o próximo,não é mas uma brincadeira que as pessoas se divertiam naquela época.Por que as pessoas vão e não sabem se voltam mas para as suas casas.Mas para outras pessoas esse carnaval do século21 é o melhor!

    ResponderExcluir
  15. A repórter se expressou muito bem,embora a critica tenho sido de forma muito generalizada.O carnaval antigo era mesmo pura diversão,ao evoluir ele tornou-se negócio , como ela mesmo cita os camarotes VIP,apartir dessa evolução a violência vaii acabando com a diversão e deixando o que era apenas uma brincadeira virar uma bagunça.Mas para quem sabe curtir o carnaval vê o lado positivo da folia e realmente ver a diversão.O carnaval em si teve e tem sua evolução e a sua decadência.
    Stephanie Santana 2°C

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Bom ! eu concordo com a reportagem e todos nós sabemos que o Carnaval hoje em dia não é mais uma brincadeira e sim um lugar para bagunça e vandalismo , antigamente era sim uma festa maravilhosa de folias, curtição mais infelizmente temos que ser sincero e concordar com a autora no meu ponto de vista o carnaval é para aqueles que vai na intenção de curtir não de badernar!!!
    Jainara Sales 1º C Vespertino ;D

    ResponderExcluir
  18. ESTER REIS
    OCARNAVAL HOJE EM DIA DEIXOU DE SER UMA FESTA DO POVO E VIROU A FESTA DOS RICOS.MILHARES DE PESSOAS VÃO PARA O CARNAVAL E QUEM LUCRA SÃO OS DONOS DE TRIOS E CAMAROTES!!ALÉM DISSO ELE ACABA SE TRaNSFORMANDO EM UM PALCODE VIOLÊNCIA NESSES PONTOS O CARNAVAL VIROU UMA DECADência

    ResponderExcluir
  19. Todos nos Brasileiros adorarmos o carnaval. Não importa se ele tem seus pontos negativos e positivos, basta sabermos brincar com consciência.
    Concordo plenamente com a abordagem que Rachel Sheherazade faz com a quantidade de ambulâncias disponibilizadas num desfile de carnaval para atender aos bêbados de plantão e valentões que se metem em brigas.
    O carnaval de hoje e totalmente diferente de antigamente. Antes o carnaval era uma brincadeira cheia de bonecos de Olinda etc., hoje já nem se pensa em criar os bonecos, só em fazer a curtição do povo brasileiro.
    Mas não importa o que os outros pensam do jeito que curtimos o carnaval, temos plena consciência e alegria do que é o nosso carnaval significa para nos.

    Liesle Elze Oliveira dos Santos
    2C vespertino

    ResponderExcluir
  20. A autora retrata a realidade dos atuais carnavais. Este é um modo de divertimento que trás somente comodidade para aqueles quem tem poder aquisitivo, pois atualmente essa festa está tornando-se “ a festa dos lucros” onde os empresários faturam milhões de reais nas custas da população enquanto os trabalhadores ambulantes ou até mesmo os cordeiros perdem noites trabalhando para ganhar uma “mixaria”. Uma outra coisa que me chama atenção é modo como ela retrata da assistência em que se vê nesta festa. São ambulâncias disponíveis, policiais fazendo a segurança dos foliões e em nosso dia a dia não se vê nada disso. Não temos mais segurança e não temos assistência médica quando é preciso.

    Larissa Uíne Correia Santos 1° C

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. O carnaval,ficou muito feio com a decadência de sua cultura no dia de hoje.
    Relata a autora (a festa dos lucros),festas que empresários ganha milhões e os vemdedores ambulantes e cordeiros ganhão mixaria.

    ELISMAR JUNIOR 2°C

    ResponderExcluir
  23. EU CONCORDO COM O DEPOIMENTO DA REPÓRTER,POR QUE O CARNAVAL ELE FOI UMA EVOLUÇÃO E A DECADÊNCIA AO MESMO TEMPO.
    O CARNAVAL EVOLUIU MUITO, QUE VIROU UMA DECADÊNCIA,O BOM FOI QUER MELHOROU OS TRIOS,ACABOU A QUELA MELANÇA E CHAMOU MAIS ATENÇÃO DO POVO.
    O LADO RUI FOI QUER,TROCE UM MONTE DE BRIGAS,AS DOENÇAS TRANSMICIVAS E O DESRESPEITO COM AS PESSOAS.
    CLEIDE SANTOS 2°C

    ResponderExcluir
  24. Sim, concordo com a autora. Carnaval pode ser considerado uma das mais belas festas,mas não devemos nos esquecer dos riscos que essa festa nos traz. Pra quem acha que é só curtição se engana ao chegar e encontrar com uma festa tão popular e tão violenta.
    E onde será que se encontra os policiais durante as outras épocas do ano, durante o nosso dia-a-dia. O bom é saber que muitos estão lá curtindo, apenas festejando e brincando deixando a maldade de lado ao contrario de outras pessoas.

    Elisângela Fernandes 1º C

    ResponderExcluir
  25. É COMPRIENSÍVEL AS DECLARAÇÕES FEITAS PELA REPÓRTER EM ALGUNS TRECHOS, PORÉM DEVE-SE LEVAR EM CONTA O FATO DE QUE APESAR DE TODAS AS SUAS DECADÊNCIAS É VISIVEL E DECLARADO PUBLICAMENTE EM JORNAIS E REVISTASA OS BENEFICIOS DA POPULAÇÃO COM A FESTA,QUE ALÉM DE UM GRADE AUMENTO NO SETOR EMPREDADISTA, ACIDADE FICA SENDO CONHECIDA POR TURISTAS DE TODO O MUNDO QUE TENDE-SE A VOLTAR PARA CONHER ALGIUNS OUTROS PONTOS TURISTICOS DA CIDADE QUE NÃO CONHEÇERAM O QUE GOSTARAM E QUEREM VER NOVAMENTE , FAZENDO COM QUE A RENDA VENHA A AUMENTAR EM TODOS OS SETORES, DESDE AS GRANDES REDES HOTELEIRAS AOS ARTISTAS DE RUA, AINDA TENDO QUE LEVAR EM CONTA A GRANDE APROVAÇÃO DA POPULAÇÃO QUE JÁ TEM POR CULTIURA ESPERAR O ANO TODO PARA VER E OUVIR AS MUSICAS DE SEUS ARTISTAS PREDILETOS.

    NAIANE SACRAMENTO 2ºC VESPERTINO

    ResponderExcluir
  26. NATHAN 1° D
    Eu concordo com a autora ,apesar de que nunca tive a oportunidade de ir ao carnaval e nunca quero ter essa oportunidade de participar do carnaval porque não gosto e nunca gostei, mas assistindo pela televisão só vemos as maravilhas mas como nem tudo são flores vemos também os estragos. Eu concordo com a autora o carnaval é bom pra uns e ruir para outros .Antigamente podemos dizer que a maioria das pessoas saiam pra pular o carnaval, mas hoje em dia como que as pessoas vão querer pular o carnaval sabendo de que algo ruim pode acontecer, pois o carnaval principalmente na Bahia e o conjunto de coisas boas e ruins,tem pessoas que vê por o lado bom já outros pelo lado ruim por isso cada um tem a sua maneira de pensar mesmo ou sem concordar .

    ResponderExcluir
  27. o carnaval tem suas evoluçoes e decadencias,mas com paciencia e compreenção todos podem se divertir,aproveitando as maravilhas que o carnaval proporciona.Como as apresentaçoes de artistas influentes no mercado da música.

    Luana Cristine 2ºano/C

    ResponderExcluir
  28. EM UMA PARTE EU CONCORDO COM O DEPOIMENTO DA REPÓRTER,MAIS NADA NESSA VIDA É PONTO POSITIVO.
    O CARNAVAL TEVE UMA EVOLUÇÃO COM OS TRIOS ELÉTRICOS E DECADÊNCIA COM TODA ESSA VIOLÊNCIA QUE TEMOS HOJE.

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que essa reporte fala algumas verdades em que eu concordo ela esta falando a pura verdade se cada pai ou mãe de famlia tirasse lucro só no carnava o resto do ano iriam viver a míngua porque enquanto as outras pessoas se divertem em trios,aréa vip as outras trabalham duro durante todo o carnaval,e o carnaval não é muito o que pessamos vendo através da televisão mais é depois que vemos quantos estragos como morte e outras mais mais a violência esta de mais ainda mais nos carnavais de salvador e o carnaval teve suas evoluções e decadências durante todo o carnaval. jéssica canuto 1º C

    ResponderExcluir
  30. concordo em um serto ponto pra que tanta policia nas ruas ambulamcia enquanto atendem a um bebedo que foi pra rua so pra brigar um pai de familia esta abeira da morte.Minha mae diz "o crnaval de antigamente foi o carnaval hoje é uma porcaria".os folioes de hoje (pipoca)nao tem mais os espaços de antigamente,hoje é os ricos curtindo o maximo que podem e os outros curtindo o que pode ser curtido de lado estreito das cordas.

    ResponderExcluir
  31. O Carnaval pra muitos e só diversão, mais pra outros e o lugar onde eles roubam tira a vida dos outros, bebem ficam embriagados sofrem acidentes entre outras tragédias. Eu não gosto de carnaval, pois as pessoas pensam que e só diversão mais e um meio de trazer mais violência para o mundo.


    Aluna:EURICLEIDE 1ºC

    ResponderExcluir
  32. Concordo plenamente com a opinião da autora.O Carnaval em si tem muitas "falsas" verdades.Ela viu e muito bem o lado crítico e que não é levado em consideração pela maioria. Mas se NÓS levarmos em consideração tudo oque nos falta quando não há carnaval, mas tem de sobra em no tempo da festa,muitos pensariam bem antes de frequentar essa festa "popular".Para finalizar,vou dizendo que o Carnaval é uma festa do "inferno",pois as emissoras de televisão so mostram o lado divertido da folia,após a saída dos turistas eles mostram as violências ocorridas no circuito.



    Aluno:Rafael Pereira 1ºC

    ResponderExcluir
  33. Concordo plenamente com a autora,de forma clara e objetiva ela passou a realidade em que nós vivemos,com a própia qustionou o por que de tantos investimentos apenas no carnval,sendo que quando a comemoração acaba,não existe mais nada disso,será que é por que os turistas estão centralizado em uma quantidade muito grande nesses dias comemorativos?,e querem passar para eles como temos "um cidade organizada no Brasil" irônicos e hiprócritas,mais concordo com ela sim,pois não devem focar apenas na época no carnaval,para almentar a quantidade de policiais nas ruas,ambulâncias circulando com um grande nivél de frequência e como citado no coméntario do meu colega acima,as emissoras de televisão só postam a mizeria do nosso pais na saida dos turista.poderiamos ser uma pais de primeiro mundo se utilizassimos a integência que que Deus nós permiti a ter esse é o meu entendimento.!Taynã Maiara 1ºc

    ResponderExcluir
  34. Concordo plenamente com a sua palavra, varias pessoas não sabem nem o significador da palavra carnaval que é “a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne”.
    Cadê a verba que os governados de todos estados deveriam estar gastando em saúde, educação e segurança? Ou será que a população esta tendo tudo isto em festas atrativas?
    Com esta verba poderíamos estar investindo com novos hospitais, com um maior policiamento e com varias outras escolas que a Bahia e outros estados estão precisando, com o famoso metro, não com festas com muitas violências.
    Por isso que o Brasil não é um país desenvolvido porque investe mais em festas atrativas e esqueci a população e todos pensão que ser um país desenvolvido é ser bastante tecnológico e não è ,só precisa ter segurança saúde e educação para todos.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Concordo de forma parcial com a crítica abordada pela jornalista. De fato, os serviços públicos destinados a população deixam a desejar fora do período carnavalesco.
    Contudo, creio que acabar com a festa não seria a solução dos problemas sociais existentes em nosso país.
    Será mesmo que excluindo o carnaval do calendário oficial, as mortes nas estradas provocadas por motoristas embriagados, deixariam de ocorrer?Assim como as pessoas ficaram imunes de ser infectadas pelas DSTs?
    Acredito, sim,que o brasileiro adora o carnaval.A festa popular de maior expressão no país possui valor significativo na cultura,economia e turismo.Esse tradicional festejo gera renda a vários setores da economia como:grandes e médios empresários(proprietários de trios elétricos, camarotes,rede hoteleira,donos de restaurantes e etc.)e prestadores de serviço(taxistas,garçons,camareiras,cordeiros,eletricistas,entre outros).
    É notável as mudanças ocorridas no decorrer dos anos.Inicialmente em Salvador,havia uma maior participação popular nas ruas, avenidas e clubes por onde os blocos fantasiados desfilavam(pierrôs,colombinas,baianas).
    Com a criação do trio elétrico, eletronização da musica e popularização do maior carnaval de rua do planeta; fez-se necessário uma melhor organização da folia e assim o carnaval soteropolitano passou a se profissionalizar e também elitizar.
    Simultaneamente a entrada de ''imigrantes temporários''na cidade, acontece a retirada de uma parcela da população local.
    Diversos são os fatores que provocam essa saída, entre eles destacamos: a religiosidade; a violência que se intensifica durante a festa, provocada na maioria das vezes pelo uso de drogas lícitas e ilícitas; e os custos elevados para se brincar nos blocos.
    Nem por isso os retirante deixam de participar da geração de capital,pois ao se deslocarem de seu município para outras regiões utilizam de recursos como transporte,hospedagem,alimentação.
    Longe dos aglomerados dos circuitos destaco a valorização da cultura trazida pelos blocos de entidades de matriz africana,trios independentes ;onde há todo um trabalho de pesquisa e apresentação de nossa história.
    Há também por parte do governo tanto federal quanto estadual e municipal o investimento maciço em campanhas de conscientização,alertando aos cidadãos a importância de brincar com responsabilidade e paz para que não haja ''dores de cabeça'' no final.

    Érica Elem 1ºc Vespertino

    obs:Não tenho conta no google então utilizei o e-mail de minha irmã(emile)

    ResponderExcluir
  37. Na minha opinião o carnaval tem muitos defeitos,E eu concordo com a autora....
    Mas cada pessoa tem seus a opinião..
    Eu amo carnaval é tudo de bom..

    ResponderExcluir
  38. O carnaval teve uma grande evolução,mas tambem não deixa de ser uma decadencia.Concordo com a opinião do reporter.Milhões de reais são gastos no carnaval,dinheiro que deveria ser aplicado na área de saúde,educação são gastos para pagar artistas,trios elétricos e etc...A quantidade de dinheiro que é gasto em cinco dias no carnaval,demora cinco anos para ser investidos na área de estrema importancia para a população.Tranportes púlblicos,saúde,educação e proteção para a população.Se esse dinheiro fosse investido nessas áreas o Brasil não taria como estar hoje.


    Marcelo Bispo 2°C

    ResponderExcluir
  39. kaique siilva

    O carnaval na minha opiniaõ,é uma data de alegria para algumas pessoas,mais pra outras é confusão.
    Eu concordo com a autora por que ela relata o que acotence realmente no carnaval,como:Brigas assalto mortes.Pra mi quem gasta dinheiro no carnaval é sem nosaõ,por que essa pessoas pegam o pouco que tem pra gasta com blocos,camarotes
    etc.Tem pessos que acha que o carnaval nao é isso tudo que se passa na televisão "Confusaõ".
    Quando terminou essa feriado do carnaval,minha maê disse se prepara que você só vai ver e ouvir: mortes brigas assalto.Tem carnaval que é assim tem gente que vai curtir e tem que vai brigar.


    kaique siilva 1°C vespertino

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. o carnaval deixou de ser uma festa popular e passou a ser uma festa de patrão onde o povo que ia para a festa brincar passou a ir bagunçar de maneira que para se obter segurança é preciso gasta uma quantia absurda nos camarotes e mesmo assim não se curte o carnaval de maneira agradável e satisfatória de maneira tal que todos brincassem
    e que todos fossem beneficiados. ass:Ezequiel

    ResponderExcluir
  42. Thais Santos rocha 1°c vespertino

    o carnaval e uma festa incrível,mas só temos policiamento,medicos,pessoas disponíveis num dia do carnaval quando tudo passa,volta tudo a ser como era antes,gentes morrendo,pessoas sendo assaltadas e ninguém para ajuda.então pra que tanta hipocrisia??nao devemos mostra uma coisa que nao somos. deveríamos também ter mas segurança num dia-a-dia,pois equivale a um ano todo, o carnaval só é 1 semana

    ResponderExcluir
  43. O carnaval é a maior festa do mundo e é a melhor porque tem pessoas pulando e se divertindo mais o carnaval hoje em dia esta muito violento esta acontecendo mortes que nao deveria acontecer por motivos idiotas as pessoas em vez de irem se divertir vão para brigar o carnaval não está como antes, antes o carnaval só tinha diversão e hoje em dia só rola brigas e até drogas e mais outros tipos de coisa mais podemos mudar isso conscientizando as pessoas de que carnaval é uma festa só para se divertir nao brigar as pessoas hoje em dia sóquer ir pro caraval pra bagunçar mesmo tendo policia e varios outros recursos no local não adianta as pessoas não quer nem saberem e desafiam eles assim mesmo sem medo de apanhar ou acontecer alguma coisa.
    Roney 2° C VESPERTINO

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. concordo plenamente com a opniâo da autora,para muitos o carnaval é só diversão nâo está atento a realidade da vida e das consequência que são existente durante e depois do carnaval.Muita das veses queremos se divertir e acabamos nos ferindo ou ferindo alguém com doenças sexualmente transmisiveis
    Romário 1ºD vespertino

    ResponderExcluir
  46. eu concodo sim porque tem muitos foliões que vão só para baguçar e beber muito ate enxerer a cara e ficar tomante enbriagado procurando confusão e outras coisas mas ,tem tambem pessoas doentes com doenças transmisiveis só pra afetar as pessoas.
    no carnaval é envestido muito dinheiro que podia ser gasto com coisas mas importantes como a saudé e saneamento basico do brasil

    raul vitor
    4 de abril de 2011

    ResponderExcluir
  47. Concordo com alguns aspectos do texto,pois o carnaval realmente um dia foi um festa popular,mas hoje se transformou em um mega negócio lucrativo e uma grande vitrine,onde a última preocupação é o papel do povo nessa festa dita como a maior festa popular do mundo.
    O carnaval deixou de ser uma festa popular e passou a ser uma festa de patrão.

    ResponderExcluir
  48. Concordo com a Raquel Cheerazad,
    Que o diga eu, um baiano que nasceu pouco antes do movimento Axé music e nunca viu, em todo esse tempo, um artista baiano botar a boca no trombone contra a classe politica que governa ou governou o estado, pois são eles que financiam a festa e são eles também os principais responsáveis pelos péssimos índices de desenvolvimento, educação, saúde e segurança. Alguém diria: "O povo merece diversão e todo o dinheiro gasto na festa retorna em dobro." Ah, tá. Investir em educação em médio e longo prazo enriquece uma nação e a livra de muitas mazelas perpassando para as futuras gerações. Que o diga os países europeus de onde veio essa festa.
    Engraçado é que os casos de crimes como roubos, furtos, assassinatos, estupros, etc, enfim, ocorrem nas cidades interioranas e nos bairros e arredores fora dos circuitos do carnaval em Salvador, pois onde a festa ocorre estão batalhões inteiros da polícia dando guarnição a um percentual ínfimo em relação à população inteira do estado, como bem disse a Raquel em relação ao estado da Paraíba. Mas é isso, o povo merece:
    1- Os políticos que elege,
    2- O circo, melhor, carnaval que eles montam para alegrar o povo;
    3- E as mazelas geradas pala sua ingenuidade carnavalesca.

    ResponderExcluir